quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Inocentes de Belford Roxo



História

Considerada como a Terceira Força da Baixada Fluminense na atualidade o Grêmio Recreativo Escola de Samba Inocentes de Belford Roxo é uma escola de samba que participa do Carnaval Carioca. Foi fundada no dia 11 de julho de 1993, sendo sediada no bairro Parque São Vicente, na cidade de Belford Roxo.

Desfilando desde 1994, a escola conta com um campeonato conquistado no Grupo de Acesso C em 1998. No ano seguinte, a Inocentes foi a vice-campeã do Grupo de acesso B, com o enredo Viva a Baixada, longos passos do progresso rumo ao Terceiro Milênio. Em 2000, homenageou a cidade de Petrópolis no desfile do Grupo de Acesso A, com o enredo Petrópolis, roxo de amor por você. A escola ficou na quinta colocação. Durante o período que vai de 1998 a 2000, teve como presidente Reginaldo Gomes.
No carnaval de 2001, a agremiação, que já fez enredos sobre Carmem Miranda (1994) e Grande Otelo (1995), contou na Avenida a história da Região dos Lagos. Porém a escola, devido a dificuldades financeiras, não conseguiu realizar o mesmo feito de 2000, amargando a penúltima colocação, e o consequüente rebaixamento.

Ainda em 2001, mudou de nome e de município. Para o carnaval de 2002, passou a ser chamada de Inocentes da Baixada, trasferindo-se para o município de São João de Meriti. A escola, que no carnaval de 2002, conseguiu um vice-campeonato no Grupo B, regressando ao Grupo A. No entanto, com um enredo sobre os Jogos Pan-Americanos de 2007, foi rebaixada novamente em 2004. Durante esse período, teve como presidente Iranildo Campos.

Em 2005 com o retorno a Belford Roxo e com a volta de Reginaldo Gomes, a agremiação volta a ter seu nome antigo, desfilando pelo grupo B com o enredo: O Ouro do Lixo - De Onde Vai, Para Onde Vem, Reciclando Com Pé No Futuro, conseguindo a 5º colocação.

Em 2006 reedita o sucesso do Império Serrano, Lenda das sereias rainha do mar (1976), obtendo a 3º colocação. No ano de 2007, com o enredo Chatô, a fanfarra do homem sério mais engraçado do Brasil, de Wagner Gonçalves, leva para a Avenida o lado irreverente de Chatô, termina com o vice-campeonato.

Já em 2008, após a saída de Wagner Gonçalves, que foi para a Cubango, a escola traz o enredo: Ewe, a Cura Vem da Floresta, de Jorge Caribé, conquistando o Grupo de acesso B e garantindo assim a ascensão ao Grupo de acesso A em 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário