quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Leão de Nova Iguaçu




História
Participa do Carnaval da cidade do Rio de Janeiro desde 1986, quando resolveu transformar-se em escola de samba.
Na sua primeira apresentação conseguiu um terceiro lugar no Grupo 4 e no ano seguinte tirou o primeiro lugar, com o enredo O Coração de Ganga-Zumba, subindo para o Grupo 3.
Com o auxílio do presidente Paulo dos Santos Oliveira, a Leão de Nova Iguaçu consegue chegar ao Grupo Especial em 1992, com o enredo O Leão na Selva de Ilusões, em uma bela homenagem a Janete Clair. Mas, apesar do bom desfile, a escola foi rebaixada.
Após o desfile de 1992, o então presidente saiu e a escola passou por momentos difíceis em sua travessia no carnaval.
A partir de 1999, com a entrada do presidente Jorge Marrote Correa, a escola consegue superar seus momentos difíceis e tira o primeiro lugar do Grupo C.
Em 2000, o primeiro lugar do Grupo B, subindo para o Grupo A, quando possuía maiores chances de voltar ao Grupo Especial. Depois com a entrada do presidente Célio Gouvêia, a escola sofre três rebaixamentos consecutivos, chegando a desfilar no Grupo de acesso D, atual (Grupo Rio de Janeiro 3).
Em 2009, a escola iguaçuana homenageou a sua própria trajetória com o enredo Da pré-história ao carnaval, o Leão conta a sua história, que foi desenvolvido pelos carnavalescos Marco Aranha e Marcyo de Oliveira. Contudo, a agremiação ficou na 12ª colocação com 154,3 pontos, sendo uma das quatro rebaixadas para o Grupo Rio de Janeiro 4, antigo Grupo E, em 2010.
Em 2010, a escola iguaçuana homenageia Neguinho da Beija-Flor, com o enredo De Neguinho da Vala, a Neguinho da Beija-Flor. Um príncipe negro na corte do leão", consagrando-se a campeã do Grupo Rio de Janeiro 4, ascendendo portanto ao Grupo Rio de Janeiro 3 (antigo Grupo D).

Nenhum comentário:

Postar um comentário